+55 11 3285 4396 +55 11 94221 8577 komatsudentalcare@gmail.com
PERIODONTIA

A periodontia cuida dos tecidos de sustentação do dente (periodonto) como a gengiva , ligamentos periodontais e osso.

A saúde periodontal é fator importantíssimo para manter a saúde do paciente como um todo. Ela é essencial para a saúde bucal e para a prevenção de doenças graves como: endocardite bacteriana (infecção cardíaca), infecções renais, pulmonares e tantas outras patologias que utilizam a gengiva doente como porta de entrada no organismo.

Fique atento quanto à gengiva que sangra, ou que ficam inchadas ou avermelhadas, e o mau hálito, podem ser sinais alarmantes de doenças periodontais – uma séria infecção que, se não tratada, pode levar a perda dos dentes.

Na periodontia são efetuados tratamentos como:

• Levantamento do índice de placa bacteriana
• Limpeza mecânica com ultrassom e jato de bicarbonato
• Remoção de tártaro
• Tratamento de gengivite e periodontite
• Cirurgia de gengiva e enxertos gengivais
• Aplicação de flúor e outros

As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a o progressão da doença como a sua recidiva. Para a maioria das pessoas recomenda-se uma periodicidade de 4 a 6 meses.

Somente através da manutenção da saúde gengival que se mantém a integridade óssea e conseqüentemente o sucesso do trabalho estético e reabilitador realizado.

Endodontia

Endodontia é a especialidade que cuida do interior do dente. A polpa, que é a parte do dente onde ficam as terminações nervosas e a irrigação sanguinea, ou seja, a parte viva do dente.

A maioria dos problemas de canal acontecem quando uma cárie se aprofunda e chega até a polpa do dente causando inflamação e infecção. O tratamento de canal também pode ser necessário quando há algum trauma dental ou fratura, ou ainda por necessidade protética.

O que é o tratamento de canal?
O tratamento de canal visa a manutenção do dente saudável na boca e livre de infecção, salva os dentes que de outra maneira seriam extraídos.

O tratamento endodôntico consiste na remoção do tecido pulpar inflamado, infeccionado ou sem vitalidade. Após a remoção da polpa o sistema de canais será descontaminado, limpo e preparado, e este espaço será preenchido com um material obturador, e após o selamento, o dente estará pronto para a fase seguinte que é a restauração estética ou prótese.

Quantas sessões são necessárias para o tratamento?
Na clínica realizamos o tratamento com a moderna técnica de sessão única, somente em casos mais complexos serão necessários mais sessões

O tratamento é dolorido?
A associação de dor durante o tratamento de canal faz parte do passado. Atualmente o tratamento endodôntico é realizado com ausência de dor. Pelo contrário, a endodontia freqüentemente aliviam os quadros de dor presentes antes da intervenção.

O que pode ocorrer, se o canal não for tratado?
Poderá ocorrer dor intensa, inflamação, inchaço, e ainda a perda do dente.

Odontologia Estética

Na odontologia é o estudo dos aspectos anatômicos do sorriso de acordo como o que é considerado belo, ou sorriso ideal, e o conjunto de procedimentos utilizando as diferentes especialidades da odontologia com o objetivo da melhoria da aparência do sorriso, dando ao mesmo um aspecto natural de saúde, simetria e harmonia.

Nos dias de hoje, ter uma boa aparência é muito importante no ponto de vista do marketing pessoal, no aumento da auto-estima, no convívio social, amoroso e profissional.

Além da beleza, a odontologia estética também proporciona saúde para os dentes. A técnica visa a diminuição ou aumento dos dentes, a mudança do formato, da posição e da cor, através do clareamento dental e a aplicação de lâminas de porcelana, além da cirurgia plástica gengival e a ortodontia.

Lentes de Contato Dentais

São facetas laminadas de porcelana em pequena espessura que podem ser utilizadas em pacientes que possuem pequenas deformações ou alterações na cor dos dentes.

Com asLentes de Contato Dentais os dentes quase não sofrem com as reduções. O diferencial desse material é que ele é feito com uma porcelana especial, mais forte e mais fina, com cerca de 0,2 milímetros.

Alguns dos casos indicados para o uso das lentes de contato são: dentes machados, descoloridos, fraturados, com sinais de envelhecimento, desalinhados ou com diastema (espaços abertos).

O objetivo das lentes é criar um sorriso bonito, bem cuidado e alinhado.

Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade da odontologia que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das irregularidades dos dentes e da face. No passado, a tratamento de ortodontia estava associado às crianças, porém, hoje não existe idade máxima.

A boa adaptação das arcadas dentárias melhora a respiração, a dicção, previne distúrbios na articulação, proporciona uma estética agradável e ainda auxilia na prevenção das cáries, gengivite e doença periodontal, ajudando a manter a saúde bucal.

O tratamento consiste na utilização de aparelhos removíveis ou fixo.

A maioria das pessoas imagina que a correção de dentes através da ortodontia deve ser feita na adolescência, porém, o melhor é que uma primeira avaliação seja feita nos dentes de leite por volta dos 4 e 5 anos. Cuidando desde cedo, previnem-se diversos problemas, como doenças periodontais, cirurgias corretivas no futuro, extração de dentes e tratamentos longos.

Implante

Os implantes dentários são pinos de titânio que substituem a raiz dos dentes perdidos. O implante dental serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. Os implantes dentários podem ser indicados para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

Sobre a vantagens dos Implantes dentários:

A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente. Outras características dos implantes dentários:

• O implante dentário inibe a atrofia do osso após a perda de um dente
• O implante dental é fixo
• Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes

Existe contra indicação para os Implantes dentários?
Apenas alguns fatores são adversos: como qualidade óssea, dificuldades de anatomia, má higiene bucal, osteoporose, pacientes que se submetem a radioterapia, diabéticos, pacientes portadores de marcapasso ou HIV positivo.

Qual é a idade mínima ou máxima para o tratamento com implantes dentários?
A idade, não limita a aplicação dos implantes dentários. O implante pode ser realizado, tanto em pacientes jovens como idosos. Importante em todo trabalho realizado com implantes dentários é o seu planejamento cirúrgico e protético. Este por sua vez, é realizados com exames complementares como: Radiografias, Tomografias Computarizadas, Densitometria Òssea, Hemogramas, Glicemias, TS e TC e outros.

O implante dentário é complicado?
Não. Devido a grande evolução a fase cirúrgica é bem simples e atraumática, sendo realizada na clínica ou no consultório e com anestesia local.

Logo após o período pós-operatório de mais ou menos 4 meses para a mandíbula (maxilar inferior) e de 6 meses para a maxila (maxilar superior), então, poderá ser instalada a prótese sobre o implante dentário, que muitos benefícios trará, no sentido de melhorar o aspecto funcional e estética do paciente.

Prótese

É indicado em pacientes que perderam um ou mais dentes, alterações na altura da mordida, ou perda da estética.

Próteses fixas: As próteses fixas são aparelhos que têm por finalidade restaurar a anatomia, função e estética dos dentes perdidos ou danificados, e sua característica principal é de serem cimentadas à boca, só podendo ser removidas pelo dentista.

Próteses removíveis: São indicadas, de modo geral, para casos de perda de grande número de dentes, principalmente em casos onde não há possibilidade de colocação de implantes. Este aparelho se fixa na boca através de grampos metálicos ou plásticos apoiados em dentes naturais (dentes pilares).

Prótese sobre implantes: Com o advento dos implantes dentários, novos tipos de próteses surgiram dando mais opções aos dentistas na reabilitação de pacientes que tiveram perdas de um ou mais elementos dentais.

Próteses totais: Também conhecidas como dentaduras, são dispositivos protéticos que tem a função de repor todos os dentes perdidos de um ou dos dois arcos dentais do paciente.

Existem atualmente uma grande gama de materiais estéticos que visam uma maior naturalidade dos dentes, a correta indicação é dada pelo seu dentista.